O município de Araripe está com seu matadouro público interditado por determinação do Ministério Público Estadual e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O fechamento da unidade decorre da falta de estrutura adequada de abate dos animais e de higiene. A medida tem por objetivo preservar a segurança alimentar da população.
A interdição dos matadouro trouxe dificuldades para os criadores e em alguns casos a matança passou a ser feita “na moita”, isto é, sem fiscalização ou controle algum de higiene e de sanidade animal. As medidas administrativas demonstram mais uma vez um problema que é recorrente nas pequenas cidades do Interior: a falta de condições adequadas de funcionamento das unidades de abate.
Os projetos de regionalização e de formação de consórcios entre os municípios não avançaram nos últimos anos. Resultado: o problema persiste em muitas cidades. Em Campos Sales, há cerca de dez anos, começou a construção de um matadouro regional. A obra que foi iniciada na gestão do então governador Lúcio Alcântara, ficou ficou inacabada. Apenas paredes foram levantadas e a cobertura foi instalada. (Blog do Amaury Alencar) Cariri
Postar um comentário