Neste sábado (17/3), às 19h, Antonio Nóbrega é recebido no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, onde canta, dança e apresenta aos participantes da Semana Sesc de Artes Integradas  sua palestra ilustrada sobre  “os aspectos de formação da dança brasileira”.

Há quase 50 anos, Antonio Nóbrega pesquisa a cultura do Brasil. O músico iniciou sua carreira como violinista nas Orquestras Sinfônicas da Paraíba e do Recife e a convite do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, ingressou no Quinteto Armorial, onde arte erudita abraçou a simplicidade e a alegria das tradições do povo.

Nóbrega viajou por todo o País acompanhado pelo cineasta Belisário Franca em busca dos dançantes e brincantes nas festas ancestrais. No Ceará, Nóbrega conheceu a banda de pífanos dos Irmãos Aniceto.

A música e dança cabaçal do grupo é vivida no Crato, cidade vizinha a Juazeiro do Norte, há mais de dois séculos, seu o ritmo descende dos rituais dos índios Kariri e simula os movimentos dos animais.

O trabalho etnográfico deu origem à série de documentários Danças Brasileiras e mapeou um painel de ritmos como o Samba, o Cavalo Marinho, o Reisado, o Frevo,  o Caboclinho, o Toré, o Candomblé, o Tambor de Mina, o Batuque Paulista, o Jongo, o Coco Alagoano, Tambor de Crioula, entre outros.

A palestra ilustrada é aberta ao público e encerra a Semana Sesc de Artes Integradas em Juazeiro do Norte.

Serviço:
17/3 (sábado)
Semana Sesc de Artes Integradas em Juazeiro do Norte
Palestra ilustrada com Antonio Nóbrega
Tema: Abordando os aspectos de formação da dança brasileira
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte)

Entrada Franca

(Assessoria de Comunicação)

Post a Comment