Semana começa com céu parcialmente nublado em grande
parte do Estado. FOTO: Marciel Bezerra
Uma nova aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações durante a Estação Chuvosa, vai proporcionar acumulados de chuvas mais consideráveis a partir desta terça-feira (12). A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme indicado na última sexta-feira (8), o fim de semana no Estado seria de céu parcialmente nublado com precipitações isoladas em determinadas regiões. No intervalo entre sábado (9) e domingo (10), dados ainda parciais indicam registros em apenas quatro municípios. Já entre ontem e hoje, o balanço provisório indica chuvas em 16.

De acordo com a Funceme, de acordo com a imagem do satélite, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará neste início de semana. A ZCIT tem seu posicionamento afastado da costa norte do Nordeste, o que contribui para a prevalência de céu mais claro sobre o território cearense

Diante do tal cenário, para hoje, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba, na região Jaguaribana, no Sertão Central e Cariri. Nas demais áreas, céu com poucas nuvens.

Já para amanhã, quando a ZCIT começa a se aproximar, as condições melhoram e os meteorologistas da Funceme apontam eventos de chuva no centro-norte e céu parcialmente nublado nas demais áreas.

Por fim, na quarta-feira, o melhor posicionamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cuja localização hoje ainda é desfavorável - leste da Bahia -, assim como a atuação da ZCIT, pode proporcionar chuvas em todas as regiões.

Fortaleza

Nesta segunda, o céu ficará com poucas nuvens e não há previsão de chuva. A previsão é de um dia quente, com temperaturas máxima e mínima variando entre 25 e 32 graus. Para amanhã, nebulosidade variável com possibilidade de chuva da madrugada à tarde. No período da noite, nebulosidade variável. Para ambos os dias, não há indicativo meteorológico de precipitações tão intensas.

Post a Comment