FOTO:
Raul Santana
|
Confira algumas formas de prevenção da Doença Diarreica
Aguda (DDA), conhecida popularmente como “virose da mosca”. A DDA é típica do
começo de cada ano e acredita-se que ficou conhecida como “virose da mosca”
devido ao aumento da proliferação de moscas, ocasionada pelo período chuvoso, o
que consequentemente aumenta o número de casos de diarreia.
As pessoas podem ser contaminadas tanto pela água como por alimentos infectados, contraindo, portanto, uma virose gástrica. A mosca é apenas um dos vários veículos de contaminação. Os verdadeiros causadores são bactérias, vírus ou outros parasitas, que podem ser repassados por outros animais, como baratas, ratos e formigas, ou até mesmo pelo ser humano.
Os principais sintomas da DDA são diarreia, febre, vômito, dor no corpo, dor abdominal e náuseas. O tratamento é realizado de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente. “Por isso, é importante que as pessoas acometidas procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, não se automediquem e tomem bastante água”, orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município de Juazeiro do Norte, Evanusia de Lima.
Prevenção
As principais medidas preventivas são manter hábitos de higiene pessoal e domiciliar, como a lavagem adequada das mãos; cuidados com a preparação de alimentos, mantendo-os cobertos; ingerir água tratada, fervida ou filtrada e ter cuidado com o lixo, mantendo-o em recipiente coberto.
Postar um comentário