UFCA. FOTO: Carlos Shallom
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Regional do Cariri (URCA), estão entre as 124 melhores instituições de ensino do Brasil, segundo os critérios da última edição do Webometrics Ranking of World Universities, publicada em janeiro. O ranking é elaborado pelo Laboratório de Cibermétricas, um grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha. Desde 2004, o levantamento é publicado duas vezes por ano, em janeiro ou em julho, considerando a presença das instituições avaliadas na internet, o volume de informações on line disponível sobre elas e a quantidade de artigos científicos de seus pesquisadores entre os 10% mais citados em 26 áreas do conhecimento.

No Ceará, a UFCA é a terceira instituição melhor posicionada na pesquisa, à frente da Universidade Regional do Cariri (Urca - na 124ª posição), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva - na 171ª posição), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira  (Unilab - na 179ª posição) e do Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão - na 274ª posição). Pelo ranking, a primeira e a segunda melhores universidades cearenses são a Universidade Federal do Ceará (UFC), na 11ª posição, e a Universidade de Fortaleza (Unifor), na 78ª.

O Webometrics Ranking of World Universities listou 1.384 instituições brasileiras. Delas, a primeira da lista é a Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O laboratório avaliou mais de 28 mil instituições em todo o mundo. Considerando todas elas, a UFCA está na posição 3.679. Na América Latina, a UFCA é a 299ª melhor posicionada.

Post a Comment