FOTO: Samuel Macedo
Na última quinta-feira (28), foi realizado no Hospital Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, o primeiro procedimento cirúrgico de Retinopatia da Prematuridade (ROP) na região do Cariri. No Estado do Ceará existe apenas um aparelho para realização do procedimento, pertencente à ONG CAVIVER, que disponibiliza o equipamento para a realização dos tratamentos.

O médico oftalmologista e especialista em retina, Samuel Montenegro Pereira, veio de Fortaleza para realizar o procedimento no bebê que nasceu com 24 semanas, pesando 890 gramas e que está na UTI Neonatal do São Lucas há 90 dias, pesando atualmente 1.800 gramas. O procedimento foi bem sucedido e o recém-nascido segue em tratamento na UTI Neonatal.

A ROP é a principal causa de cegueira na infância e acomete principalmente recém-nascidos menor ou igual a 32 semanas e/ou menor ou igual a 1.500g. No Brasil, calcula-se que mais de 15 mil nascidos prematuros, sobreviventes a cada ano, estão dentro do grupo de risco para o aparecimento da ROP, gerando uma expectativa de cegueira pela doença entre 500 a 1.500 pacientes.

Post a Comment