A pesquisa utiliza as cenouras cultivadas no próprio CVTEC, que eram rejeitadas pelos consumidores por conta da aparência. FOTO: Antônio Rodrigues |
Além de contar com vitaminas A, B, C e K, e sais minerais como potássio, sódio, cálcio e magnésio, a cenoura possui betacaroteno, que contribui para preservar o colágeno, ajudando a manter a pele e os cabelos saudáveis. “Evita a queda e hidrata o cabelo”, conta a professora Regina Cassundé, coordenadora do projeto.
O trabalho utiliza as cenouras cultivadas de forma orgânica no próprio campus do CVTEC. A professora Regina Cassundé decidiu reaproveitar os legumes que acabavam rejeitados pelos consumidores por conta da aparência cheia de ramificações. “O solo do Cariri não é favorável para a cenoura orgânica”, admite.
Frascos do xampu e do óleo de cenoura produzidos no CVTEC, foram entregues a salões de beleza para testes. FOTO: Antônio Rodrigues |
Diante dos bons resultados obtidos nos testes sensoriais, frascos do óleo foram entregues para salões de beleza de Barbalha e aplicados nos cabelos de clientes. “Hoje, as cabeleireiras pedem sempre”, conta a estudante Suely Gonçalves.
Questionários realizados com usuários dos produtos mostram resultados positivos na redução da queda e na hidratação do cabelo, e na sensação de sedosidade dos fios. “Os testes foram um sucesso!”, enfatiza a professora.
Os óleos estão disponíveis para venda na Feira de Economia Solidária de Barbalha, que acontece na sede da Escola de Saberes, todas as sextas-feiras. Cada frasco de 35 ml custa R$5. O dinheiro ajuda a bancar o cultivo das cenouras. Já o xampu ainda não tem previsão para ser comercializado.
(G1 CE)
Postar um comentário