Essa viagem, porém, é longa. O deputado Pedro Bezerra (PTB), é um dos que estão à frente dessa operação. Ele contou com a cooperação do deputado estadual Leonardo Araújo (MDB) para o translado dos estudantes. A viagem está sendo feita de ônibus.
Esse segundo grupo, por sua vez, saiu na madrugada desta quinta (16) da Bolívia (vieram das cidades de Pires Ferreira, Cochabamba, Lá Paz [capital]), e vai cruzar mais de 4 mil quilômetros até a primeira parada , aqui em Juazeiro do Norte.
No grupo há pessoas também de Fortaleza, os 43 do Cariri já foram autorizados a desembarcar em Juazeiro pelo prefeito Arnon Bezerra (PTB).
A maioria dessas pessoas são estudantes do Cariri que estudam medicina na Bolívia e estavam isolados em casa.
A operação não contou com apoio do Governo Federal. Apesar dos pedidos diretos ao Ministério das Relações Exteriores, da Defesa e Força Aérea Brasileira, não houve resposta em tempo hábil. Foram pelo menos três tentativas para esses três órgãos, segundo Pedro Bezerra.
Além dos deputados, houve o esforço conjunto com a Assembleia Legislativa, OAB-CE e Governo do Estado do Ceará. Os brasileiros também contaram com a ajuda do Exército e Polícia Boliviana.
Ademais, a Bolívia é um exemplo mundial nos esforços para o distanciamento mundial. Lá, quem desobedece as orientações do governo pode ser preso e sofre um processo judicial.
(Fonte: Site Miséria)
Postar um comentário