O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, no início da tarde desta terça-feira (20), um alerta de baixa umidade válido até 18h desta quarta-feira (21). São 65 cidades em "grau de severidade" e 74 cidades do Ceará em "perigo potencial".
Os alertas de baixa umidade divulgados pelo Inmet são frequentes nos meses de setembro, outubro e novembro. As áreas longe do litoral cearense e com pouca altitude são as que mais sofrem com a baixa umidade nesta época do ano.
De acordo com o Inmet, o "grau de severidade", a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Com isso, há risco de incêndios florestais e à saúde humana, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
As regiões dentro desta classificação são: Sertão dos Inhamuns, Jaguaribe e Cariri.
Já no "potencial perigo", a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Neste caso, existe baixo risco de incêndios florestais e à saúde. As regiões dentro desta classificação são: Sertão Central, parte do Vale do Jaguaribe e Ibiapaba.
A lista dos municípios pode ser acessada no site do Inmet.
A umidade relativa do ar é a razão, expressa percentualmente, entre a quantidade de umidade atmosférica, em determinado local, em certo momento e em uma dada temperatura, e a quantidade de umidade que estaria presente se o ar estivesse saturado.
Quanto mais baixa se apresenta a umidade relativa do ar, se pode dizer que mais seca (com menos vapor d'água) se encontra a massa de ar.
Recomendações
Quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%, a OMS recomenda que a exposição ao sol e a realização de atividades físicas devem ser menor. Neste período, o Ministério da Saúde indica também o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco.
(Fonte: Diário do Nordeste)
Postar um comentário