Açudes e barragens de Várzea Alegre, no Cariri, passaram por vistoria da Defesa Civil do Ceará (Cedec) do Corpo de Bombeiros, após as fortes chuvas que atingiram a região. O trabalho preventivo passou por quatro reservatórios do município nesta quarta-feira (16 de março de 2022).
As vistorias técnicas ocorreram nos açudes Caraíbas, Várzea de Dentro e do Alcides e na barragem do Valdeni. O trabalho teve como objetivo averiguar as condições de açudes e barragens do município, e tentar tranquilizar a população local acerca da segurança do equipamento.
Várzea Alegre já registrou 408 milímetros de chuva em março, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O volume ultrapassa os 224 mm esperados para o mês inteiro no município.
As visitas técnicas tiveram participação também da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), representada pelo coordenador técnico Otacílio Correia; e os engenheiros Erickson Onofre e Ronaldo Alves.
“O que ouvimos da equipe da Cogerh foram recomendações técnicas simples, como realização de medidas de desobstrução do fluxo de escoamento da água. Ainda assim, a partir da vistoria realizada hoje, os técnicos da Companhia ficaram responsáveis pela elaboração de um relatório, que será remetido à sede da Cogerh em Fortaleza”, comentou a tenente Bruna Lopes, representante da Defesa Civil durante a vistoria.
Esta quarta foi o quinto dia de operações das Forças de Segurança no município localizado na região do Cariri. De acordo com o balanço do Corpo de Bombeiros, desde sábado (12), foram resgatados 11 pessoas e 12 animais, e distribuídos 200 kg de insumos, entre mantimentos, garrafões de água, leite e fraldas, a famílias isoladas.
Fonte: g1 CE
Postar um comentário