Por Redação Gazeta do Cariri

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da região do Cariri iniciaram, na noite de sexta-feira (11 de março de 2022), o curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático (APH) para policiais militares do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi). A capacitação será realizada no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no município de Crato. O treinamento será dividido em dois módulos que serão ministrados durante o mês de março.

A iniciativa é uma parceria dos órgãos da Secretaria da Saúde do Ceará e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). Na ocasião, o curso será dividido em dos módulos que serão voltados para profissionais que compõem a segurança pública do Ceará. O primeiro segue até o próximo domingo (13). Já o segundo módulo, tem previsão de iniciar no dia 25 deste mês.

O treinamento será aplicado por médicos e enfermeiros da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Cariri, equipamento vinculado ao Samu do Ceará. Na ocasião, dez profissionais de saúde do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) treinarão as equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O objetivo do curso é favorecer o nível de especialização técnico-profissional dos policiais militares, além de desenvolver um protocolo de atendimento operacional de Atendimento Pré-Hospitalar Policial (APHP), levando em consideração a realidade operacional do policiamento que atua na zona rural da região. A capacitação tem o intuito ainda de desenvolver a habilidade de aplicações de APH, que são técnicas para promover estabilidade do paciente durante o transporte para unidades hospitalares.

Na ocasião, também serão realizados processos de padronização de protocolos de Atendimentos Pré-Hospitalares Policiais. O intuito é melhorar a conduta e a atuação dos militares nos primeiros socorros às vítimas.

Módulos
O processo de formação conta com temáticas sobre as habilidades básicas de salvamento do Samu 192 voltadas para vítimas de trauma em ambiente de combates. Durante as preções, assuntos como estancamento de hemorragias em estações práticas de avaliação rápida de vítimas e técnicas e manobras para situações que envolvam engasgos e afogamentos também serão abordados.

O conteúdo focará ainda no manejo voltado para as situações de parada cardiorrespiratória, desmaios, Acidente Vascular Cerebral (AVC), estabilização e transporte de vítimas de traumas. Também serão abordados temas para atendimentos de primeiros socorros nos casos de picadas de serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas e abelhas, principalmente, no período de chuvas.

Post a Comment