A barragem que corria risco de arrombamento no município de Pedra Branca, no interior do Ceará, não apresenta perigo imediato para a população. A avaliação foi concluída após visita da Defesa Civil nesta quinta-feira (6 de abril de 2023). Na noite desta quarta-feira (5), o prefeito Matheus Góis orientou moradores próximos a deixar as casas e se abrigar em locais seguros.

O açude encontra-se em uma propriedade particular. O nível aumentou com as fortes chuvas ocorridas no município.

"O que a gente pode ver nesse momento é que não há risco para a população de Pedra Branca. Considerando que as anomalias são de pequeno porte, nós temos dois pontos que vão ser observados nesses dias, para fazermos novas inspeções e dar novo posicionamento. Mas hoje, a comunidade de Pedra Branca pode ficar tranquila em relação a esse açude", disse Capitão Araújo, responsável técnico da Defesa Civil do estado.

Alerta
Na noite desta quarta-feira (6), o prefeito de Pedra Branca, Matheus Góis, postou nas redes sociais sobre a necessidade da saída dos moradores das suas próprias casas, apontando que o vazamento do açude poderia influenciar no volume de água de outros reservatórios.

"Fica aí o alerta para todos que moram na Rua da Muriçoca e ali próximo ao sangradouro do açude do Povo, que este açude pode arrombar hoje à noite ainda e vir no efeito cascata e arrombar outros açudes. Ninguém sabe ao certo o volume de água que tem desse açude. Fica o alerta quem puder sair de casa, quem estiver para onde ir saiam desses locais", disse o prefeito Matheus Gois, em um vídeo publicado em sua rede social.

Conforme o gestor, foi disponibilizado o Ginásio João Flor para abrigar as pessoas quem não tiverem para onde ir. Além disso, a Polícia Militar e a Defesa Civil passaram a madrugada desta quinta-feira (6) indo nas áreas de risco para alertar os moradores dos locais mais críticos.

Pedra Branca está entre os 16 municípios que decretaram emergência no Ceará por conta dos estragos causados pela chuva. Hoje a cidade irá receber técnicos da Defesa Civil para avaliar a barragem.

Em março o volume de precipitações na cidade foi quase o dobro da média esperada para o mês, chegando a 369 milímetros. Já nos primeiros dias de abril choveu 67 milímetros.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até esta sexta-feira (7) o ambiente segue favorável para ocorrência de chuva em todas as macrorregiões.

Os maiores acumulados devem ocorrer nos extremos do estado, como faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns.

Fonte: g1 CE

Post a Comment