Fotos: Padre Paulo

23/05/2023

Prestes a celebrar mais uma edição da Festa de Santo Antônio, com o famoso carregamento do Pau da Bandeira, a cidade de Barbalha recebe uma exposição fotográfica que celebra sua história. Os registros, feitos entre as décadas de 60 e 90, têm autoria do Padre Paulo de Sá Gurgel, conhecido como o Padre Fotógrafo. A exposição “Barbalha – Sob o Olhar de Padre Paulo” está instalada no Casarão da Cultura (antigo Casarão Hotel) e ficará aberta à visitação até 31 de julho para, depois, seguir para o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri.

O religioso chegou a Barbalha no ano de 1962, com a missão de ser diretor do Colégio Santo Antônio. A partir daí, construiu acervo com milhares de fotografias. “Pilotando sua motocicleta com a sua máquina fotográfica que ganhou de um pai de seu ex-aluno do Colégio Divino Salvador em Jundiaí (SP), produziu um rico acervo de imagens documentais da cidade de Barbalha”, relata Débora Carlos, pesquisadora e proponente do projeto que, desde o ano de 2013, se debruça sobre fatos e fotos da cidade barbalhense.

“Ele foi o maior fotógrafo que Barbalha já teve pela sensibilidade que ele tinha de registrar o nosso passado. Se hoje temos a oportunidade de conhecer a Barbalha dos anos 60 e 70 é graças ao Padre Paulo”, conta Débora. Para a seleção das imagens, Débora contou com a ajuda de Adriana Botelho, professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e curadora de artes. Da parceria, foram selecionados os temas condutores sintetizados em 60 fotografias: festas tradicionais, arquitetura e patrimônio histórico, eventos do cotidiano, feira e educação escolar, além de experimentações estéticas que o fotógrafo realizava como as duplicações dos seus autorretratos.

“O acervo de Padre Paulo não poderia estar ‘escondido’. Ele preparou tudo, organizou detalhadamente o seu acervo, com legendas, datas, para presentear a atual e as futuras gerações”, afirma Débora, ao dizer que se sentiu na obrigação de fazer com que essas fotografias chegassem até as pessoas. “Teremos a feliz oportunidade de vermos e rememorarmos a Barbalha registrada pelo fotógrafo Padre Paulo”, celebra a pesquisadora. “É assustador ver que nos restam poucos prédios históricos em pé! Além disso, o acervo do Padre Paulo contempla as pessoas que contribuíram para a construção da história da nossa cidade, como as lavadeiras, quebradeiras de coco, engomadeiras, parteiras, professoras...  Enfim, através das suas fotografias podemos ter referências desse passado”, finaliza.

A Exposição Barbalha – Sob o Olhar de Padre Paulo tem o apoio do XII Edital Ceará de Incentivo às Artes-Fotografia, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e conta com o apoio de instituições como Corrupio Povo Cariri, Paróquia Santo Antônio, Colégio Santo Antônio, CCBNB Nordeste e Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha.

Confira algumas das fotos:





Fonte: Jornal do Cariri

Post a Comment