09/04/2024

Com investimento de mais de R$ 570 milhões, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está avançando nas obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário para universalização do serviço em Juazeiro do Norte. Até o final deste ano, o serviço de coleta e tratamento de esgoto do município será ampliado para 46%, visando atingir 90% até 2033.

As obras estão sendo executadas através de Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa Ambiental Ceará, e prevêem, somente neste ano, a implantação de 58 km de redes coletoras de esgoto, manutenção de 17,2 km de infraestrutura pré-existente e reforma da estação elevatória de esgoto do bairro Salesianos, beneficiando quase 14 mil novos clientes.

“A universalização resulta em melhorias diretas nas áreas da saúde, educação e meio ambiente, por isso, é importante pontuar a necessidade da interligação dos imóveis aos sistemas disponíveis, para que o esgoto seja levado até as estações de tratamento e em seguida seja devolvido de forma correta ao meio ambiente”, explica o supervisor Ermeson Nael Diniz Lima, da Unidade de Negócio de Parceria da RMC e RMF Sul (UNPMS).

A meta é que o serviço de coleta e tratamento de esgoto chegue a 90% da população atendida pela companhia até 2033, avançando para 95% em 2040. Atualmente, a cobertura dos serviços em Juazeiro do Norte chega a 36,88% e o percentual de atendimento é de 29,63%.

Somente em 2023, o município recebeu 6,6 km de novas redes coletoras, ampliando a infraestrutura disponível. “A Ambiental Ceará soma esforços com a Cagece na missão de universalização do esgotamento sanitário em Juazeiro do Norte e mais 23 cidades cearenses. Neste ano, continuaremos investindo nas obras de ampliação da rede coletora de esgoto no município, nos bairros Santo Antônio, Salesianos e Antônio Bezerra”, afirma Danilo Almeida, diretor-executivo da Ambiental Ceará.

Interligação obrigatória

A Cagece destaca que em locais onde há disponibilidade de rede coletora de esgoto, a interligação dos imóveis ao sistema é obrigatória pela Lei nº 11.445 /07. A não interligação pode acarretar lançamentos e extravasamentos indevidos na via, poluição das águas subterrâneas por utilização de fossas sépticas e lançamentos de esgoto no mar, canais, riachos, etc.

Para conscientizar a população e orientar sobre a conexão ao sistema de esgoto, agentes de sensibilização da empresa visitam as residências, de porta em porta, conversando e explicando aos moradores a importância de realizar a ligação à rede implantada.

Post a Comment