Foram prorrogadas até o dia 16 de junho de 2024 as inscrições para 2.200 vagas em cursos gratuitos de qualificação em Tecnologia no Ceará. A oportunidade faz parte do programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”, uma parceria entre os governos federal e estadual que formará milhares de cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias.
As capacitações disponibilizadas são “Trilha de Ciência de Dados” (1.600 vagas) e “Trilha de Full Stack” (600 vagas), ambas em formato remoto. As aulas serão ministradas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico. A duração de cada curso é de 12 meses.
A iniciativa é coordenada nacionalmente pela Softex. No estado, a nível de C-Jovem, o programa está sendo articulado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com a participação de diversos parceiros.
Como se inscrever
Os interessados precisam se enquadrar nos seguintes pré-requisitos: matriculados no ensino médio (regular, integral e profissionalizante); no técnico-subsequente; recém-formados no ensino médio (até três anos) ou cursando o ensino superior. As inscrições deverão ser efetuadas pelo link www.sct.ce.gov.br/cjovem/. No ato da inscrição, o candidato precisará anexar cópia do CPF, RG, CNH ou Carteira de Trabalho, comprovante de residência atualizado ou declaração de residência, além do comprovante de escolaridade.
Sobre o programa
O programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” conta com recursos da ordem de R$ 34 milhões. Os investimentos são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Lei de Informática, visando preparar profissionais capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no País.
No Ceará, as atividades iniciaram ainda em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios. Em sua segunda etapa, a meta é qualificar 8.400 pessoas em cursos de extensão, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES).
Participam desta etapa do programa, junto com a Secitece: as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); e Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.
Serviço:
Prorrogadas as inscrições para mais de 2 mil vagas em cursos de Tecnologia no Ceará
Período: até o dia 16 de junho
Inscrições e mais informações no link www.sct.ce.gov.br/cjovem/
Postar um comentário